Dia do trabalho – Maio ou Setembro?

A maioria dos países comemora o dia do trabalho em primeiro de Maio.  

Porém os Estados Unidos comemoram o dia o trabalho na primeira segunda feira no mês de Setembro. (este ano vai cair no dia 4)

1) Mas porque os Estados Unidos não comemoram no dia 1 de Maio?

Os Estados Unidos não adotaram esta data por ser, pelo menos na época, considerado um movimento socialista.

Leia sobre a história desse dia:

A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa. Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos. É que, três anos antes, os americanos organizaram uma gigantesca campanha por melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1 500 greves em todo o país. Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias, pois na época alguns operários trabalhavam até 14 horas por dia. Chicago se tornou um dos principais centros de protestos e uma das manifestações na cidade terminou em tragédia. “A polícia reprimiu um movimento de forma violenta, ocasionando a morte de quatro operários.

Esses fatos ocorreram no dia 1º de maio de 1886, passando essa data a simbolizar a luta dos trabalhadores”, afirma o juiz Pedro Paulo Teixeira Manus, professor de Direito do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Após a Segunda Guerra, na União Soviética, as passeatas comemorativas e os desfiles realizados no dia 1º de maio tornaram-se importantes eventos políticos. Mas a data nunca foi reconhecida em países como Estados Unidos e Canadá, por causa de sua associação aos movimentos de esquerda.

2) E porque os Estados Unidos comemora em Setembro?  


O primeiro dia do trabalho nos Estados foi celebrado em 1882. O origem dele vem do desejo do Sindicato Central do Trabalho criar um feriado para os trabalhadores. Ele se tornou um feriado federal em 1894

Um dos motivos para escolher essa data é para preencher o longo espaço entre outros dois feriados – o Dia da Independência – Quatro de Julho  e o dia da Ação de Graças –  quarta quinta feira de Novembro. Não havia nenhum feriado federal entre essas duas datas na época. 

PS:  atualmente, há outros feriados federais neste intervalo. Clique no link abaixo. role a página até o final. As datas em vermelho são os feriados federais.

https://www.timeanddate.com/calendar/?country=1

CATEGORIA

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Últimas postagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Você também poderá gostar de

Countries and Culture

Business in Russia

Como ter sucesso em uma viagem de negócios Planeje com muita antecedência sua viagem e seja pontual; Não estranhe sem as negociações forem muito demoradas;

Continue lendo
Abrir chat
Converse conosco pelo WhatsApp!