Sundae – A origem

Fonte: Livro Inglês made in Brazil – disponível em nossa Biblioteca.

Sundae é uma variação de Sunday(domingo) em inglês , e tem origens religiosas.


A sobremesa foi inventada em 1982 em Ithaca , Nova York , pelo padre Chester Platt. As comunidades da época eram muito religiosas e domingo era , invariavelmente , um dia de missa. Sempre após , as pessoas se reuniam em lanchonetes ou outros lugares para conversarem um pouco . Um dos lugares mais frequentados aos domingos eram as soda fountains ( fontes de refrigerante), um tipo de lanchonete e sorveteria.

Diz a lenda que o padre Chester era um frequentador assíduo dessas sorveterias e que, num domingo, ele mesmo resolveu preparar algo diferente . Pego um pires, encheu-o de sorvete, cobriu com calda de cereja, e , por fim, pôs uma cereja caramelada em cima. Com quase toda a paróquia atenta ao que o padre estava fazendo, perguntaram-lhe como se chamava sua nova criação divina. “É um Cherry Sunday!”( Domingo de Cereja), Exclamou. A idéia pegou fogo e logo todo mundo estava pedindo um Sunday , agora , de vários sabores. Naquela época , havia um intenso movimento migratório pelo país e a invenção de Platt foi “exportada” para outras regiões dos Estados Unidos.

Um dos lugares onde o Sunday foi parar foi Evanston , Illinois. Aqulea cidade tinha uma igreja metodista extremamente conservadora, que tinha banido toda a venda de refrigerante nas soda fountains da região, aos domingos , alegando que as bebidas, muito adocicadas , atrapalhavam a concentração dos fregueses durante a missa. O consumo de sorvete , no entanto , era permitido.

Isso mudou quando um dos pastores descobriu que as soda fountains estavam vendendo um sorvete com uma mistura de produtos açucarados (calda , sorvete , caramelados)que chegava a competir com as bebidas proibidas . E para completar , essas tentações perigosas se chamavam Sundays , o dia mais sagrado da semana !Imediatamente , os pastores da comunidade incluíram essa novidade entre os produtos proibidos aos domingos , e ainda mexeram em mais uma coisa. Para impor respeito ao dia de domingo , mudaram a ortografia da palavra , que de Sunday virou Sundae.

CATEGORIA

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Últimas postagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Você também poderá gostar de

Products and Brands

3 marcas com a letra S

1)  Shell Shell significa “concha” Shell é a palavra inglesa para “concha” (presente no logo da marca) e remete aos fósseis, que por sua vez

Continue lendo
Abrir chat
Converse conosco pelo WhatsApp!